O Naufrago.
(1901)
Author: Esteves Pereira, Francisco María, 1854-1924
Language: Portuguese
Call number: AED-9944
Digitizing sponsor: University of Toronto
Book contributor: Robarts – University of Toronto
Collection: toronto
De todas as narrações lendárias, que os antigos Egypcios consignaram por escripto, e foram conservadas até ao nosso tempo, nenhuma é mais notável pelo assumpto, nem mais attrahente pela forma, do que aquella que é conhecida pelo nome de Conto do Naufrago. Esta narração tem excepcional importância para a geographia e ethnographia por conter noticias da grande expansão de um dos povos mais celebres da antiguidade, os Phenicios; é de subido interesse para a historia do commercio por indicar a proveniência de muitos productos naturaes, que em remotos tempos eram avidamente procurados dos orientaes; é de inestimável valor para o estudo das tradições populares por conservar a forma, mais próxima da original, de uma lenda, que mais tarde foi adoptada e vulgarisada pelos Gregos na Odysseia e pelos Árabes nas Mil e lima noites; e emfim constitue um monumento litterario preciosissimo da antiga lingua dos Egypcios, porque foi escripto em uma das epochas mais brilhantes da litteratura pharaonica.
Historia dos martyres de Nagran.
(1899)
Author: Esteves Pereira, Francisco Maria, ed. [and] tr
Subject: Ethiopic language
Publisher: Lisboa, Imprensa Nacional
Language: Portuguese; Ethiopic; Spanish
Call number: AEQ-9038
Digitizing sponsor: University of Toronto
Book contributor: Robarts – University of Toronto
Collection: toronto
A Historia das gentes de Nagran e martyrio de, S. Hirut e dos seus companheiros é o titulo de uma obra escripta em geez, na qual são referidas as perseguições, que os Christãos da cidade de Nagran soffreram no primeiro quartel do século vi da era de Christo, e da expedição que o rei de Ethiopia fez contra o rei de Himyar, perseguidor dos mesmos Christãos. Esta obra não é urna composição original, mas deriva, por intermedio de uma traducção arábica, de uma obra analoga escripta em grego, que tem por titulo Martfrio de S. Arethas e dos seus companheiros tía cidade de Negran. Por sua vez, a primeira parte d’esta obra escripta em grego, na qual são referidas as perseguições dos Christãos da cidade de Nagran, é a narração ordenada chronologicamente do que acerca dos mesmos acontecimentos se refere em uma carta escripta em syriaco e attribuida a Simeón, bispo de Beth-Arsam. Este ultimo documento, porém, parece não ter authenticidade, e os acontecimentos nelle referidos não serem genuinamente históricos; comtudo o seu autor recolheu da tradição oral a lenda, que no fim do século VI corría na Syria, acerca das oppressões que alguns reis de Himyar exerceram sobre os Christãos dos seus dominios, sem duvida exageradas pelo fanatismo religioso, e acerca das guerras entre os reis de Ethiopia e de Himyar, que terminaram pela conquista e desapparecimento do reino de Himyar. Sendo o fim principal d’este estudo publicar a versão ethiopica da narração das perseguições dos Christãos da cidade de Nagran, não pareceu necessário investigar aqui a origem e estudar o desenvolvimento da lenda, nem discutir o valor histórico de todos os documentos, em que foi conservada; julgou-se suíficiente referir de modo summario os factos, em que a lenda se funda, e dar noticia dos documentos, dos quaes mais ou menos directamente deriva a narração escripta em geez. Para melhor comprehensão d’este documento, e para mais facilmente se observarem as transformações, que a narração soffreu desde o documento syriaco até á versão ethiopica, fez-se preceder esta da traducção da carta attribuida a Simeón, bispo de Beth-Arsam, e da do Martyrio de S. Arelhas e dos seiís companheiros tia cidade de Negran. Emfim, como complemento, reuniram-se em appendice as tradições escriptas ou oraes, que entre os Abexins correm acerca do rei, a quem elles attribuem a conquista do reino de Himyar.
Historia de Minás
‘Además Sagad
rei de Ethiopia
(1888)
Author: Esteves Pereira, Francisco Maria, tr. [and] ed
Subject: Minas, King of Ethiopia, d.1563; Ethiopic language
Publisher: Lisboa, Imperensa Nacional
Language: Portuguese; Ethiopic
Call number: AEQ-9035
Digitizing sponsor: University of Toronto
Book contributor: Robarts – University of Toronto
Collection: toronto
Entre as obras que nos restara da litteratura géez, aquellas, cujo assumpto ó a historia de Ethiopia, teem particular importância, pois que por uma parte são os documentos mais authenticos, que possuimos, para reconstituir a historia d’aquelle paiz, completando-os e rectificando-os com os escriptos em outras linguas; por outra parte fíizem conhecer, melhor ainda do que as relações dos viajantes, os usos, os costumes, e tudo o que em geral é comprehendido debaixo da designação de cultura e civilisação de uma nação. Accresce ainda, que as mesmas obras são composições originaes dos indígenas, e não traducções, como a maior parte das que formam aquella litteratura, e que chegaram até nós.
As Historias ou Chronicas dos Reis de Ethiopia que existem manuscriptas nas differentes Bibliothecas da Europa, são uma narração singela, que em umas se limita ao registo, anno a anno, dos acontecimentos mais notáveis do paiz; em outras, porém, reconhece-se certa intenção litteraria, pois que a narração é adornada com diálogos, ditos sentenciosos, comparações e citações biblicas, o que dá ao seu estylo uma feição especial no gosto monástico. A sua linguagem é nas mais antigas o géez quasi puro; comtudo algumas vezes apparecem expressões mais modernas e palavras amarinas ; mas os abexins costumam distinguil-a da linguagem clássica, e dão-lhe o nome de linguagem das chronicas.